Batman e Superman vs Capitão América e Homem de Ferro

A partir dos anos sessenta até os anos oitenta, enquanto Superman e Batman estavam triunfando nas pequenas e grandes telas, os personagens da Marvel tinham um destino muito diferente. Mas apesar das tentativas da Marvel com séries do Hulk e Homem-Aranha, a empresa só explodiu de vez com a estréia de ‘X -Men’, em 2000, ali começou uma ascensão meteórica no mundo cinematográfico que ainda está longe de terminar. Atualmente, parece que finalmente a DC enxergou o lobo em pele de cordeiro e decidiu reagir. E assim chegamos em 2016.

Batman-vs-Superman
Com Henry Cavill como o último filho de Krypton e Ben Affleck no papel do Cavaleiro das Trevas, o diretor Zack Snyder vai trazer para as telonas em 23 de março, ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça‘. Lançado como uma sequência de ‘O Homem de Ferro’ (2013) e prelúdio para filmes futuros (‘A Liga da Justiça‘, por exemplo), este sucesso de público tem como primeiro motivo, o fato de unir dois personagens icônicos na do mundo dos quadrinhos e cinema. Como esperado, depois de uma luta intensa, eles acabam unindo forças para derrotar um inimigo comum. Outros companheiros do grupo de super-heróis (especialmente Wonder Woman) também irmão dar as caras na sala de cinema, a fim de promover a película acima mencionada ‘A Liga da Justiça’, esperado para ser lançado em 2017.

No entanto, o filme não poupou despesas, o que levou-o a se tornar o filme mais caro da história do cinema. Se considerarmos os mais de um bilhão de dólares que custou no total, é compreensível o medo que gira em torno da equipe da Warner Bros, especialmente depois de verificar os resultados dos primeiros passos do material divulgado nos Estados Unidos não haviam sido tão esperançosos como se esperava (agora acredita-se que o filme arrecadará trinta por cento a menos do seu custo de produção). Portanto, devemos esperar por seu lançamento para ver se eles vão continuar com a franquia ou não.

Captain-America-Civil-War-poster-ddc4b
Enquanto isso, no final de abril, A Marvel Studios irá iniciar a terceira fase do seu Universo Cinematográfico com ‘Capitão América: Guerra Civil‘, pelos irmãos AnthonyJoseph V. Russo filme baseado na minissérie quase homônimo publicada pela Casa das ideias em 2006 (que já está preparando uma sequência). No filme, que começa após os eventos de ‘Vingadores: A Era de Ultron e a cena final de ‘Homem-Formiga‘, vemos o confronto entre o lado do Homem de Ferro  (interpretado por ninguém menos que Robert Downey Jr.) e o Capitão América (interpretado por Chris Evans), em sua luta para decidir se super-heróis devem ter um registro governamental ou não.

Deve-se notar que, embora o filme é chamado de ‘Capitão América: Guerra Civil’ pode realmente ser englobada características que não indicariam nenhum problema ao relacionar ‘Vingadores‘ no título, porque, como indicado anteriormente, é uma batalha cinematográfica de grandes super-heróis, e diga-se de passagem a batalha mais esperada no universo da MARVEL. Não devemos um esquecer que um dos maiores atrativos do filme é a aparição do novo Homem-Aranha. Há alguns dias atrás, os fãs viram a primeira imagem oficial do personagem, agora interpretado por Tom Holland, que recebeu muitos comentários positivos e negativos.

batman-v-superman-dawn-of-justice-vs-captain-america-civil-war
Embora, inicialmente, ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’ ter a vantagem de estréia mais de um mês antes de ‘Capitão América: Guerra Civil‘, é claro que ambos ficarão em exibição por um bom tempo. Mas qual dos dois irá obter melhores resultados? É um pouco difícil responder a essa pergunta, porque temos de ter em mente que, embora a batalha entre Batman e Superman irá gerar rendimentos mais elevados do que a Guerra Civil de Capitão América, o Universo Cinematográfico da Marvel já está estabelecido (bem apoiado neste momento com várias séries de sucesso) e uma pequena divergência de expectativas não vai mudar isso. No entanto, a DC vai apostando tudo nesse filme, e que pode ser visto como dever de casa não tão bem feito, se as receitas de bilheteira não forem o suficiente para cobrir as despesas, uma vez que isso é temido, mesmo antes de seu lançamento.

Que situação estamos agora, né? É claro que a Marvel vive um momento que era impensável nos anos sessenta e oitenta. Será que os grandes novos filmes da DC podem superar, ou pelo menos igualar o sucesso atual da Casa das Idéias? Ou a Marvel vai mostrar o motivo do real sucesso das suas produções? O tempo o dirá.