A Marvel terá uma grande variedade de seu universo ampliado nos cinemas, televisão e quadrinhos esse ano.

Se ano passado vimos ‘Homem-Formiga’ e ‘Vingadores: A Era de Ultron’, este ano será a vez de ‘Capitão América: Guerra Civil’, ‘X-Men: Apocalipse’, ‘Gambit’ e ‘Deadpool’, este último já está em cartaz e já falamos nossas primeiras impressões aqui.

Na televisão teremos a segunda temporada de ‘Demolidor’, a terceira de ‘Agents of SHIELD’, estreará a série animada ‘Marvel’s Ultimate Spider-Man vs. The Sinister 6’, e ainda poderemos ter o lançamento de ‘Luke Cage’, quem sabe até mesmo um spinoff do Justiceiro.

Nos quadrinhos é o ano de ‘Civil War II’, de ‘The New Adventures of Daredevil’ e ‘Agents of SHIELD’, podendo até mesmo aparecer algumas surpresas durante o ano.

No Universo Marvel temos uma grande diversidade de super-heróis, que necessitam de supervilões para dar razão a sua existência. Muitos deles com certeza darão as caras esse ano ou em um futuro bem próximo. E estes que apresentamos abaixo são os dez mais terríveis vilões desse grande universo da Casa das Ideias!

11. TOP 10 VILÕES MARVEL

TOP 10 VILÕES MARVEL

10. LUGAR – FÊNIX NEGRA

10 fenix

Primeira aparição: Setembro de 1963, como Jean Grey/Marvel Girl, em ‘X-Men Vol. 1’ #1; em junho de 1980 em ‘X-Men Vol. 1’ #134, como Fênix Negra, dentro da saga ‘The Dark Phoenix’.

Habilidades: Como mutante nível Ômega (imortal em alguns casos) e encarnação da Força Fênix, tem poderes de telecinesia, telepatia, pirocinese e supostamente capacidade de ressurreição.

Nota: Capaz de igualar seus poderes a Magneto e ao Professor Xavier, tornando-se extremamente poderosa. A Fênix Negra é capaz de destruir completamente o sistema D’Bari e seus cinco milhões de habitantes, absorvendo sua energia. É um inimigo extremamente terrível, que chegou a matar o Professor Xavier e se tornou incontrolável.

9. LUGAR – CAVEIRA VERMELHA

9 caveira vermelha

Primeira aparição: Março de 1941 em #1 ‘Capitão América’.

Habilidades: Inicialmente foi um grande estrategista político nazista, extremamente inteligente, porém após de ter seu cérebro implantado em um um clone do corpo do Capitão América adiquiriu uma força extraordinária, agilidade e resistência. Ele até mesmo conseguiu segurar o poderoso Cubo Cósmico por algum tempo. Sua principal característica é o ‘pó da morte’, uma composição química desconhecida que consome a cabeça de quem é exposto a ela, deixando-o com a cabeça vermelha, muito parecida com a sua, e provocando a queda dos cabelos.

Notas: Sua história é diversificada: Inicialmente a identidade do personagem era George John Maxon, um empresário americano que foi convertido ao nazismo,  lutou contra o Capitão América diversas vezes, até sua morte. Mas quando isso aconteceu, foi revelado que o verdadeiro Caveira Vermelha era Johann Schmidt, um general nazista treinado pessoalmente por Hitler, e que causou pânico entre os Aliados durante a Segunda Guerra Mundial por sua crueldade e sua aparência com uma máscara vermelha que o próprio Hitler lhe deu. Posteriormente, depois de ser derrotado novamente por Steve Rogers e ser enterrado pelos destroços de uma bomba, sua identidade foi assumida por um espião comunista chamado Albert Malik. Quando o cérebro Johann Schmidt foi recuperado pela organização terrorista Hydra e implantado no corpo clonado de seu maior inimigo, Malik sem sucesso defendeu seu posto e foi morto pelo verdadeiro Caveira Vermelha. Curiosamente, Albert Malik é responsável pela morte dos pais de um personagem fundamental no Universo Marvel: Peter Parker, o alter ego do Homem-Aranha.

8. LUGAR – GALACTUS

8 galactus

Primeira aparição: Março 1966 em ‘Fantastic Four’ # 48.

Habilidades: Ele é conhecido como o Devorador de Mundos, portanto, seu poder é um dos maiores do universo. Ele é capaz de absorver a energia de planetas como um ser humano come um hambúrguer. Seu poder cósmico é o que permite que você faça isso, sua força é como a de um deus, assim como a sua velocidade e suas explosões de energia ou absorção delas. A sua capacidade de ressurreição, telecinesia, telepatia, manipular e controlar as almas, de reestruturação molecular, teletransporte, vitaquinesis (capacidade de curar a si mesmo ou a outros seres), ou alterando o tamanho, o transforma em um ser quase impossível de superar. A tudo isto deve ser adicionado o poder de seus arautos, servos obrigados a serem leais por causa do risco de perder a sua própria vida ou a de seus iguais em seus planetas natais em caso de desobediência ou insubordinação.

Notas: Seu nome de nascimento era Galan, oriundo do planeta Taa, um paraíso esquecido que quando seus dias terminaram, Galactus começou sua lenda. Ele é considerado o ser mais antigo da história conhecida, com poder ilimitado comparado à Odin ou Zeus. Na verdade, Odin veio a enfrentá-lo quando ele tentou absorver Asgard. Seu arauto mais conhecido é o Surfista Prateado, que trabalhou para ele para evitar a destruição de seu planeta e seus habitantes. Curiosamente o seu momento mais difícil foi ao tentar extinguir a Terra, pois foi surpreendido pela defesa do planeta composta de super-heróis, que estiveram prestes a destruí-lo. Mas um de seus maiores inimigos, Reed Richards, líder do Quarteto Fantástico, decidiu poupar sua vida usando o poder do martelo de Thor, Mjolnir. Isto levou Galactus a jurar fidelidade eterna e amizade a Richards, o que até agora tem mantido o nosso planeta a salvo de seus ataques apocalípticos. Richards percebeu que o universo precisava deste ser tanto quanto o mesmo o próprio universo.

7. LUGAR – ULTRON

7 ultron

Primeira aparição: Julho de 1968 em ‘Avengers’ #54, em uma participação sem revelar a sua identidade, e em ‘Vingadores’ # 55 lançado oficialmente.

Habilidades: Sua condição de inteligência artificial lhe dá um número quase ilimitado de funções, que variam e melhoram constantemente, dada a sua capacidade de autorregenerar-se e melhorar-se. Entre as suas muitas virtudes incluem: força sobre-humana, velocidade sobre-humana, resistência sobre-humana, devido a ser coberto de adamantium (material de que são feitas as garras e os ossos de Wolverine), foguetes propulsores que lhe permitem voar, raios laser de plasma, raio-cerebral que leva suas vítimas a um estado de coma e que também lhe permite hipnotizá-las e controlá-las. Sua memória de mais de 3,2 terabytes permite controlar equipamentos eletrônicos ou computadores remotamente ou mesmo entrar dentro deles e roubar todas as suas informações.

Notas: Foi criado pelo Dr. Henry “Hank” Pym, também conhecido como Homem-Formiga (Ant-Man), e tem até agora até 16 versões diferentes e melhoradas. Ele já enfrentou praticamente todos os Vingadores e super-heróis Marvel, e seu poder é tão grande que esteve perto de dominar toda a Terra várias vezes.

6. LUGAR – DOUTOR OCTOPUS

6 doutor octopus

Primeira aparição: Julho de 1963 em “Amazing Spider-Man” # 3.

Habilidades: É um dos vilões mais inteligentes do universo Marvel, o que somado às suas brilhantes habilidades médicas e científicas, faz dele um homem que poderia criar todos os tipos de ferramentas e substâncias perigosas. Sua principal característica são os seus braços metálicos, que lhe permitem mover-se rapidamente em qualquer lugar, movendo-se em alta velocidade, assim como atacar e defender de forma muito eficaz. Eles foram inicialmente feitos de titânio e posteriormente melhorados com adamantium.

Notas: Conhecido como Otto Octavius, é provavelmente o pior inimigo do Homem-Aranha, e o que lhe causou os maiores problemas, chegando inclusive a  implantar sua mente em Peter Parker, assumindo assim o papel do super-herói, e depositando a mente deste em seu corpo derrotado e morto em uma batalha anterior. Ele foi membro fundador e líder do Sexteto Sinistro, com Electro, Abutre, Homem Areia, Mysterio e Kraven. Hoje está considerado morto, mas o anúncio de uma ressurreição nas histórias do Homem-Aranha levou muitos a acreditar que Otto será revivido.

5. LUGAR – DUENDE VERDE

5 green-goblin

Primeira aparição: Como Duende Verde em julho de 1964, em “Amazing Spider-Man # 14, como Norman Osborn, sem ser designado como tal, em abril de 1965 na “Amazing Spider-Man” # 23, e nomeado Duende Verde em junho de 1966  na “Amazing Spider-Man” # 37.

Habilidades: Além de sua grande inteligência adquirida por acidente, ele é um grande manipulador. Ser um milionário o permite criar armas e avanços tecnológicos, tais como um planador que dispara mísseis, entre outras coisas, e que lhe permite voar rapidamente e atacar de forma muito eficaz. Diz-se que sua loucura exagerada é uma de suas armas mais poderosas, porque ele não consegue estar ciente de emoções como o medo, o perigo ou amor.

Notas: Norman Osborn levantou a empresa que seu pai faliu por devido aos seus problemas com o álcool: Oscorp. É outro dos inimigo que mais problemas trouxeram para o Homem-Aranha e seu alter ego, Peter Parker, entre os quais a responsabilidade na morte de Ben Parker e Gwen Stacy. Devido a realização de experimentos com pouco conhecimento causou uma explosão em um de seus laboratórios, o que fez com que um soro de super-força impregnasse em sua pele, dando-lhe força extraordinária e muita inteligência, mas também aumentou sua loucura. Fez parte dos Thunderbolts, um grupo de supervilões sob as ordens do governo dos EUA.

4. LUGAR – THANOS

4 thanos

Primeira aparição: Fevereiro de 1973 em ‘Iron Man’ # 55.

Habilidades: É um ser extremamente inteligente, e com uma capacidade inigualável de encontrar e desenvolver avanços científicos, é difícil encontrar nele um ponto fraco. Graças ao Cubo Cósmico pôde alterar a realidade, mais tarde, casualmente, descobriu a existência das Gemas do Infinito, as quais conseguiu roubar seus donos, com a finalidade de criar a Manopla do Infinito. Isso lhe deu controle total sobre os aspectos mais fundamentais do universo: o tempo, o espaço, a mente, a alma, a realidade e o poder.

Notas: Nativo de Titã, a lua de Saturno, que são supostamente onde vivem Os Eternos, seres quase imortais. Por causa da Manopla do Infinito começou uma batalha contra a maioria dos super-heróis e vilões do universo, que viram no poder deste artefato e em seu proprietário uma ameaça à própria existência. A batalha foi chamada de A Guerra do Infinito. Ele não tem um inimigo específico, e é considerado um ser único e lutar contra todos os seres que não estão sob seu controle. Ele já apareceu em praticamente todos os quadrinhos de super-heróis da Marvel, desde Homem de Ferro, ao Homem-Aranha, e até mesmo Demolidor.

3. LUGAR – MAGNETO

3 magnet

Primeira aparição: Setembro de 1963 em ‘X-Men’ #1.

Habilidades: É o mestre do magnetismo, o que o permite a criar campos eletromagnéticos, levitar e controlar qualquer tipo de energia que o magnetismo esteja envolvido. Seu traje foi construído usando seus poderes, e é ainda mais forte do que o do Homem de Ferro. Seu capacete característico é utilizado como um escudo protetor contra ataques psíquicos, telecinéticos ou qualquer tentativa de manipular a sua mente.

Notas: Seu verdadeiro nome é Max Eisenhardt, que mais tarde foi substituído por Erik Lehnsherr antes de chamar-se Magneto. Ele é um mutante com uma história complicada, uma vez que é um dos sobreviventes do Holocausto nazista durante a Segunda Guerra Mundial, e cresceu no interior do ódio e desejo de vingança contínua sobre a humanidade. Era o inimigo mais temido e poderoso que teve de enfrentar os X-Men, apesar de ser um amigo próximo do fundador da escola mutante: Professor Charles Xavier. Luta pelos direitos dos mutantes considerando-os uma raça superior aos seres humanos, os quais considera indignos. Ele chegou a ir se juntar ao bem quando treinou os Novos Mutantes, junto com seu velho amigo, mas o desejo de poder e transtornos de sua infância o levou a continuar sua luta por benefícios próprios.

2. LUGAR – LOKI

02 loki

Primeira aparição: Agosto de 1949, em ‘Venus’ # 6 como deus exilado no submundo, e como um vilão em ‘Journey into Mystery “# 85.

Habilidades: As suas grandes armas são a extrema inteligência, força sobre-humana, bem como ser um hábil lutador corpo a corpo, com espadas, com lanças ou com qualquer outro objeto cortante. Pode voar, transportar-se entre as dimensões, e fala todas as línguas do universo. Mas sua maior habilidade é a capacidade de alterar sua aparência e se tornar qualquer ser desejado, o que o leva a enganar quase todos os seus inimigos.

Notas: Filho real de Laufey, Rei dos Gigantes de Gelo, e nascido em seu planeta Jotunheim. Após a morte do rei por Odin, Loki é encontrado por o assassino de seu pai e adotado como seu filho, levando-o a Asgard para educa-lo e criá-lo junto ao seu filho Thor, o Deus do Trovão. A inveja, o ciúme e um complexo de alta superioridade tem sido seu pior inimigo em muitas ocasiões, levando-o a extremas derrotas por subestimar seus inimigos. Seu desejo de poder levou-o a enfrentar todos os Vingadores e até mesmo os X-Men. Na verdade, os Vingadores nasceram graças a sua maldade, e a um confronto que forçou sem sucesso entre Thor e Hulk. Suas contínuas tentativas de ganhar o controle de martelo de Thor, Mjolnir, levaram-no a grandes derrotas e subsequentes detenções ordenadas e controladas por seu pai adotivo, Odin.

1. LUGAR – DOUTOR DESTINO (DOC. DOOM)

01 Dr-doom

Primeira aparição: Julho de 1962 em ‘Fantastic Four’ # 5.

Habilidades: Além de uma inteligência sobre-humana, superior até mesmo ao de outros seres celestes, tem amplo conhecimento de qualquer tipo de ciência e magia em geral, o que lhe permite utilizar uma ampla gama de truques para derrotar seus inimigos. armadura de titânio protege e o torna um difícil adversário na luta corpo a corpo. Sua armadura possuí um computador interno para controlar lugares, situações e qualquer vantagem que ele possa ganhar em combate. Ela foi forjada por magia no Tibete, apesar disso foram feitas melhorias e arranjos por meio da tecnologia. Ele chegou a ser portador da Manopla do Infinito, só que isso não funcionou como ele havia desejado.

Notas: Seu verdadeiro nome é Victor Von Doom, o filho de uma bruxa cigana que foi morta pelo demônio Mephisto. Anos mais tarde fez um pacto com ele, para trazer de volta a alma de sua mãe, o que levou a sérios problemas. Ele criou uma máquina capaz de transportar-se através de várias dimensões, porém esta falhou e explodiu, afetando a ele e seus companheiros no laboratório. Isso o levou a perambular por muitos mundos, e acabou no Tibete, onde forjou sua armadura, e aprendeu a melhorar suas habilidades com a magia, bem como tornar-se um ser perverso e cheio de ressentimento. Enquanto seus colegas adquiriram poderes que lhes fizeram o Quarteto Fantástico, seus inimigos mais odiados, ele se tornou um ser poderoso, porém com uma maldade insuperável. Ele já enfrentou a maior parte dos super-heróis do universo Marvel , incluindo os Vingadores e os X-Men, além de que tem sido um pesadelo para ídolos como Homem-Aranha. Apesar de ser arrogante e orgulhoso, é o único supervilão ao qual nunca conseguiram matar, o que o fez autoproclamar-se imortal. Contudo, não possui tal poder, e nunca foi destruído graças a incapacidade de seus adversários e a sua habilidade de sempre conseguir escapar em momentos críticos. Com o tempo, também foi capaz de absorver os poderes de outros, o que o levou a deixar seres poderosos como Surfista Prateado incapacitados.